quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Currículo das escolas: tiro ao alvo!


Na teia da indignação crescente esta notícia vale uma profunda reflexão

Mais uma das tarefas, atribuições, competências, trabalhos ou seja lá o que for, a que professores serão aubmetidos pelos nobres políticos indiretamente eleitos pelo povo, primeiramente no Rio de Janeiro e, depois pelo Brasil afora, certamente. Prova do quanto também somos coniventes e cúmplices da bandidagem de ambos os lados - políticos corruptos e traficantes - ao longo dos anos. Confiram os quase 800 comentários de internautas se manifestando sobre essa nobre iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio. Não foi a primeira vez que isso aconteceu nessa região e, decerto não será a última. Sugestão de conteúdo para o Currículo das escolas doravante: tiro ao alvo!

______________________________

Escolas municipais do Rio terão programa de proteção contra tiroteios

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio
Atualizado às 20h57

A Secretaria Municipal de Educação do Rio afirmou no final da tarde desta quarta-feira que está estudando uma forma de implantar um plano de emergência para treinar professores e funcionários das 1.064 escolas da cidade contra situações de alta tensão, como tiroteios entre criminosos e policiais. O órgão, porém, não informou um prazo para a execução do projeto. De acordo com a secretaria, o objetivo do plano é levar mais segurança às escolas do município. Além de tiroteios, acidentes graves, incêndios e até mesmo balas perdidas estão incluídos na lista de situações de emergência do projeto. "A ideia é preparar esses funcionários para terem uma atuação apaziguadora, deixando as crianças mais calmas e seguras em possíveis situações de pânico", afirmou a secretaria, em nota. Ainda segundo a secretaria, atualmente há pelo menos 200 escolas municipais localizadas em áreas de risco, em regiões de comunidades. As localizações dessas unidades não foram divulgadas.

Violência frequente

Na terça-feira (3), cerca de 13 ,il alunos
de escolas e creches públicas foram prejudicados nesta terça-feira por causa de uma série de confrontos entre criminosos de facções rivais e policiais militares na Vila Kennedy, zona oeste do Rio.

No último dia 20, dois homens armados invadiram o pátio da escola Professora Maria de Cerqueira e Silva, em Manguinhos, zona norte do Rio, durante uma tentativa de fuga, por volta das 11h30. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os homens passaram pelo local, mas não permaneceram na escola nem invadiram nenhuma das dependências internas da unidade.

No último dia 17, confrontos entre traficantes de favelas na zona norte do Rio resultaram na queda de um helicóptero da Polícia Militar e deram início a uma onda de violência que deixou pelo menos 42 pessoas mortas.

No centro do confronto estava a disputa pelos pontos de venda de drogas entre traficantes do morro São João --controlado pelo Comando Vermelho-- e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).





Nota do "postador": Sua Excelência o Governador Sérgio Cabral (PMDB) é Jornalista de formação, filho do co-fundador do famoso "O Pasquim" (semanário/hebdomadário entre 1969 e 1991, de oposição ao regime militar) . Ex Senador da República, foi eleito em 2006 para o cargo de Governador com o apoio dos Excelentíssimos Garotinho e Rosinha. Segundo a língua do povo, passa grande parte de seu tempo viajando e fora da cidade. O videomaker se refere à uma de suas férias na França. Governador fino é outra coisa...

Foto: http://forum.brasilescola.com

Um comentário:

JULIA SIQUEIRA DA ROCHA disse...

Querido Leo,
A que ponto chegamos treinamento para gerenciamento de crise entre o tráfico...não fosse trágico seria cômico, ensinar crianças a manter a calma e a tranquildade enquanto há um tiroteiozinho, coisa banal, no entorno e dentro da escola. E os acéfalos nem tem vergonha de divulgar isto. Quem sabe os sindicatos iniciam uma campanha por salário periculosidade e a categoria até acha bacana trabalhar na linha do tiro? ou quem sabe o governante tem um novo delírio com soluções burocráticas mágicas e treina os traficantes e policiais para aprenderem a a atirar desviando dos professores e das crianças?Quem sabe alguém tem uma arma melhor do que a minha ironia para sugerir? ficamos abertos as intervenções, mas enquanto a solução não chega vamos tecendo esta teia.
beijos
Júlia