terça-feira, 13 de outubro de 2009

Antoni Muntadas: El Artista



Antoni Muntadas vive e trabalha em Nova Iorque e Barcelona. Estudou na Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona e no Pratt Graphic Center de Nova Iorque. Começou como pintor, atividade que abandonou para centrar-se no mundo das novas tecnologias. Pioneiro no uso do vídeo, desde metade dos anos setenta vem abordando questões como a publicidade, os círculos do poder, tanto ideológico como econômico, e a crítica cultural. Assim, desde então, sua produção se expandiu para o uso de várias linguagens plásticas, meios e suportes, tendo a intervenção no espaço público uma de suas mais radicais formas de crítica cultural.

Muntadas é artista e professor de comprovado reconhecimento, tendo sido convidado a ministrar cursos, workshops e palestras em várias das mais importantes escolas de arte e museus do mundo. Atualmente é professor no Massachusetts Institute of Technology - School of Architecture em Cambridge, Massachussets, onde ministra a disciplina ‘Seminar on Public Art’ (início 2001); é conferencista regular do Cornell University Seminars no programa ‘Dialogues Art and Architecture’ (início 2006) e professor da IUAV Veneza, Itália, responsável pela disciplina ‘Projectos Laboratorio 3’ (início 2004).

Como publicado no jornal El País de Madrid, Espanha (17/11/05), “sua obra tem sido exposta em todo o mundo, em eventos como a Bienal de Veneza (1976); a Documenta de Kassel (VI e X Edições); a Bienal de São Paulo e Bienais de Havana e Lyon. Expôs, entre outros, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no Museu de Arte de Berkeley, na Califórnia, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia de Madrid, e no MACBA de Barcelona. É considerado o pai da net.art espanhola e se define como ‘um tradutor de imagens do que passa no mundo contemporâneo’.

Recebeu inúmeras bolsas e prêmios, sendo o último o Prêmio Nacional de Artes Plásticas 2005, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha por sua trajetória artística e por ser um dos mais inovadores artistas do panorama espanhol. Além disso, Antoni Muntadas tem uma longa trajetória de diálogo com a América do Sul, em especial o Brasil, país que abriga seu trabalho desde o final dos anos sessenta e onde, por várias vezes, realizou exposições e ministrou cursos em museus, bienais, instituições, inclusive como convidado pelo Departamento de Artes Plásticas/ECA-USP nos anos de 1996 e 1987 e 1992. Entre as conferências ministradas em outras instituições no Brasil destacam-se as da Universidade de Brasília em 2002 e 2003, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói em 2001 e do evento de arte pública ‘Artecidadezonaleste’, em1999. É artista representado pela Galeria Luiza Strina onde, desde os anos setenta, expõe regularmente e participou da Bienal de Veneza de 2005 ocupando todo o pavilhão espanhol!


Foto: http://www.encuentromedellin2007.com/portal/files/image/Antoni%20Muntadas.jpg
 
Visualização de Trabalhos: http://www.eai.org/eai/title.htm?id=657
 
Palestra de Antoni Muntadas com comentários de Nelson Brissac (Em português). Espaço da Memória - Centro Cultural São paulo - 15/10/2005:
http://www.forumpermanente.org/.painel/palestras/integra_muntadas/view

Nenhum comentário: