SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias da Educação
ANO/SEMESTRE: 2009.2
PROFESSORA: Lúcia Schneider Hardt
PLANO DE ENSINO
EMENTA: Estudo das teorias da educação. Discussão das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico, destacando as relações com os outros campos de conhecimento. Estudo da presença dessas teorias/matrizes na educação brasileira.
OBJETIVOS: Examinar algumas teorias/matrizes da educação ocidental sob enfoque filosófico-educacional. Examinar algumas escolas do pensamento pedagógico brasileiro procurando nexos e/ou distâncias com as referidas teorias/matrizes.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida basicamente a partir de debates dos textos indicados e seminários desenvolvidos pelos alunos.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela compreensão das leituras realizadas, pela participação nos debates/seminários apresentados e por um trabalho final em torno das teorias estudadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I:
Teorias/matrizes da educação ocidental :
1.1 O mito educa? Qual sua finalidade educativa? O mundo moderno pode dispensar o Mito?
1.2 A herança platônica . O debate em torno do mundo real e o mundo aparente. Postulando um além-mundo inteligível.
1.3 Os sofistas e a educação
1.4 Cultura e educação no período medieval
UNIDADE II:
2.1 A modernidade e a releitura da metafísica platônica. Iluminismos.
2.2 O pensamento científico e a verdade. Formação e erudição.
2.3 Educação e emancipação
UNIDADE III:
3.1 Nietzsche e a ruptura com a metafísica.
3.2 Formação e experiência estética. Formação e espírito livre.
3.3 Transvaloração dos valores e o exercício da invenção. Insubordinação da beleza à razão.
UNIDADE IV:
4.1 Pensamento pedagógico brasileiro X inventário filosófico ocidental. A invenção das classificações e tendências pedagógicas: sentidos e significados.
4.2 Inevitabilidades do processo pedagógico: inventar, experimentar e explorar outra educação. Arte, Pensamento e Literatura.
Referências Bibliográficas
Adorno, T. W. Educação após Auchwitz. In: COHON. G. Theodor Adorbo. São Paulo:
Ática, 1986.
___________ Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
___________ A Educação contra a Barbárie. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo. Martins Fontes. 1990.
____________________ A poética do espaço. São Paulo. Martins Fontes. 1988.
CAMPBELL, Joseph. O mito e o mundo moderno. In: O poder do Mito. Edit. Palas Athena SP:1990.
DIAS, R. M. Nietzsche Educador. São Paulo: Scipione, 1991
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288 p.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. In: EDUCAÇÃO & REALIDADE. Gilles Deleuze. UFRGS/Faculdade de Educação, 2002. V. 27, n. 2, jul/dez, 2002.
_______ Deleuze e a Educação. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GHIRALDELLI Jr. , P. O que é Filosofia da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
__________________ Filosofia e História da educação brasileira, SP: Manole 2003
JAEGER, W. Paidéia: A formação do homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KANT, E. Sobre a pedagogia. Piracicaba/SP: Editora UNIMEP, 1999.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Ed. Contrabando. 1998
______________ Nietzsche & a Educação. Tradução de: Alfredo Veiga - Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
______________ Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte. Edit. Autêntica, 2004
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém. Ed. Vozes, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich, O Nascimento da Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
___________________ O Livro do Filósofo (Tradução de Rubens Eduardo Ferreira Frias); São Paulo: Centauro, 2001.
___________________ Escritos sobre Educação (Tradução de Noéli Correia de Melo sobrinho); Rio de Janeiro- São Paulo: Editoras Loyola e Editora PUC-RIO, 2003.
___________________ Humano Demasiado Humano (tradução de Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
___________________ A Gaia Ciência (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo:
Companhia das Letras, 1ª ed. 2001.
____________________ Além do Bem e do Mal (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 2ª ed. 2002.
____________________ Genealogia da Moral (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 1999
____________________ Ecce Homo. São Paulo: Ediouro, 1998.
____________________Crepúsculo do Ídolos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
TADEU DA SILVA, T. (org.) - O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1995.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias da Educação
ANO/SEMESTRE: 2009.2
PROFESSORA: Lúcia Schneider Hardt
PLANO DE ENSINO
EMENTA: Estudo das teorias da educação. Discussão das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico, destacando as relações com os outros campos de conhecimento. Estudo da presença dessas teorias/matrizes na educação brasileira.
OBJETIVOS: Examinar algumas teorias/matrizes da educação ocidental sob enfoque filosófico-educacional. Examinar algumas escolas do pensamento pedagógico brasileiro procurando nexos e/ou distâncias com as referidas teorias/matrizes.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida basicamente a partir de debates dos textos indicados e seminários desenvolvidos pelos alunos.
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela compreensão das leituras realizadas, pela participação nos debates/seminários apresentados e por um trabalho final em torno das teorias estudadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I:
Teorias/matrizes da educação ocidental :
1.1 O mito educa? Qual sua finalidade educativa? O mundo moderno pode dispensar o Mito?
1.2 A herança platônica . O debate em torno do mundo real e o mundo aparente. Postulando um além-mundo inteligível.
1.3 Os sofistas e a educação
1.4 Cultura e educação no período medieval
UNIDADE II:
2.1 A modernidade e a releitura da metafísica platônica. Iluminismos.
2.2 O pensamento científico e a verdade. Formação e erudição.
2.3 Educação e emancipação
UNIDADE III:
3.1 Nietzsche e a ruptura com a metafísica.
3.2 Formação e experiência estética. Formação e espírito livre.
3.3 Transvaloração dos valores e o exercício da invenção. Insubordinação da beleza à razão.
UNIDADE IV:
4.1 Pensamento pedagógico brasileiro X inventário filosófico ocidental. A invenção das classificações e tendências pedagógicas: sentidos e significados.
4.2 Inevitabilidades do processo pedagógico: inventar, experimentar e explorar outra educação. Arte, Pensamento e Literatura.
Referências Bibliográficas
Adorno, T. W. Educação após Auchwitz. In: COHON. G. Theodor Adorbo. São Paulo:
Ática, 1986.
___________ Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
___________ A Educação contra a Barbárie. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo. Martins Fontes. 1990.
____________________ A poética do espaço. São Paulo. Martins Fontes. 1988.
CAMPBELL, Joseph. O mito e o mundo moderno. In: O poder do Mito. Edit. Palas Athena SP:1990.
DIAS, R. M. Nietzsche Educador. São Paulo: Scipione, 1991
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288 p.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. In: EDUCAÇÃO & REALIDADE. Gilles Deleuze. UFRGS/Faculdade de Educação, 2002. V. 27, n. 2, jul/dez, 2002.
_______ Deleuze e a Educação. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GHIRALDELLI Jr. , P. O que é Filosofia da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
__________________ Filosofia e História da educação brasileira, SP: Manole 2003
JAEGER, W. Paidéia: A formação do homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KANT, E. Sobre a pedagogia. Piracicaba/SP: Editora UNIMEP, 1999.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Ed. Contrabando. 1998
______________ Nietzsche & a Educação. Tradução de: Alfredo Veiga - Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
______________ Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte. Edit. Autêntica, 2004
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém. Ed. Vozes, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich, O Nascimento da Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
___________________ O Livro do Filósofo (Tradução de Rubens Eduardo Ferreira Frias); São Paulo: Centauro, 2001.
___________________ Escritos sobre Educação (Tradução de Noéli Correia de Melo sobrinho); Rio de Janeiro- São Paulo: Editoras Loyola e Editora PUC-RIO, 2003.
___________________ Humano Demasiado Humano (tradução de Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
___________________ A Gaia Ciência (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo:
Companhia das Letras, 1ª ed. 2001.
____________________ Além do Bem e do Mal (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 2ª ed. 2002.
____________________ Genealogia da Moral (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 1999
____________________ Ecce Homo. São Paulo: Ediouro, 1998.
____________________Crepúsculo do Ídolos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
TADEU DA SILVA, T. (org.) - O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1995.
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