quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ementa

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias da Educação
ANO/SEMESTRE: 2009.2
PROFESSORA: Lúcia Schneider Hardt


PLANO DE ENSINO

EMENTA: Estudo das teorias da educação. Discussão das matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico, destacando as relações com os outros campos de conhecimento. Estudo da presença dessas teorias/matrizes na educação brasileira.

OBJETIVOS: Examinar algumas teorias/matrizes da educação ocidental sob enfoque filosófico-educacional. Examinar algumas escolas do pensamento pedagógico brasileiro procurando nexos e/ou distâncias com as referidas teorias/matrizes.

METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida basicamente a partir de debates dos textos indicados e seminários desenvolvidos pelos alunos.

AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela compreensão das leituras realizadas, pela participação nos debates/seminários apresentados e por um trabalho final em torno das teorias estudadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I:
Teorias/matrizes da educação ocidental :
1.1 O mito educa? Qual sua finalidade educativa? O mundo moderno pode dispensar o Mito?
1.2 A herança platônica . O debate em torno do mundo real e o mundo aparente. Postulando um além-mundo inteligível.
1.3 Os sofistas e a educação
1.4 Cultura e educação no período medieval

UNIDADE II:
2.1 A modernidade e a releitura da metafísica platônica. Iluminismos.
2.2 O pensamento científico e a verdade. Formação e erudição.
2.3 Educação e emancipação

UNIDADE III:
3.1 Nietzsche e a ruptura com a metafísica.
3.2 Formação e experiência estética. Formação e espírito livre.
3.3 Transvaloração dos valores e o exercício da invenção. Insubordinação da beleza à razão.

UNIDADE IV:
4.1 Pensamento pedagógico brasileiro X inventário filosófico ocidental. A invenção das classificações e tendências pedagógicas: sentidos e significados.
4.2 Inevitabilidades do processo pedagógico: inventar, experimentar e explorar outra educação. Arte, Pensamento e Literatura.

Referências Bibliográficas


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___________ Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
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______________ Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte. Edit. Autêntica, 2004
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém. Ed. Vozes, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich, O Nascimento da Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
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___________________ Escritos sobre Educação (Tradução de Noéli Correia de Melo sobrinho); Rio de Janeiro- São Paulo: Editoras Loyola e Editora PUC-RIO, 2003.
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____________________ Genealogia da Moral (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 1999
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TADEU DA SILVA, T. (org.) - O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1995.

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