segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Grafia para a formação de Educadores



Seminário
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O conceito de formação humana
em Kant, Nietzsche e Adorno

01/12/09
terça-feira
17 horas
Sala 618
PPGE/CED/UFSC

Promoção: GRAFIA/Grupo de Filosofia da Educação e Arte

domingo, 29 de novembro de 2009

Prelúdio para inspirar as Férias estudânticas...



Performance de Larissa Mattos, estudante de música da UFMG, Belo Horizonte/MG.
http://www.myspace.com/larissamattos

Leia/escute mais:
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/nossa-aposta-larissa-mattos-472710.shtml

"Eu ainda sou uma estudante", diz Larissa Mattos. De fato: aos 20 anos, depois de concluir o ensino médio numa escola municipal, a violoncelista de Belo Horizonte frequenta a Universidade Federal de Minas Gerais. Seu currículo, no entanto, já ostenta um feito de que nenhum outro estudante brasileiro de música pode se gabar. Larissa integrou a Orquestra Sinfônica do YouTube, que se formou há dois meses para uma única apresentação no Carnegie Hall, lendária sala de concertos nova-iorquina.

A primeira orquestra do mundo arregimentada pela internet reuniu os vencedores de um concurso que despertou o interesse de 3 mil músicos. Os concorrentes tinham de mandar ao site YouTube um vídeo em que executavam peças definidas pelos organizadores da disputa. Desde dezembro de 2008, quando a seleção começou, as imagens das audições foram acessadas mais de 13 milhões de vezes. As gravações sofreram a primeira peneira pelas mãos de especialistas e depois por cliques de mouses de internautas. Os 96 ganhadores, entre estudantes e profissionais, vinham de 33 países.

Os Caminhantes do Sol: Xokleng



LA KLÃNÕ
Os Caminhantes do Sol
Povo Xokleng
História . Direitos . Saúde . Educação

2, 3 e 4 de dezembro de 2009
Auditório José de Assis Filho . Sede do SINTUFSC
Campus Trindade . UFSC

O seminário tem como objetivo oferecer um espaço para a palavra indígena do povo Xokleng e iniciar um processo de visibilidade da cultura deste povo. Através de depoimentos e falas, promover um amplo  diálogo sobre sua cultura através dos temas: Educação, História, Ssaúde, Direitos.

Um esclarecimento maior sobre quem são, como vivem, e que estratégia utilizam para resolver seus problemas.

É a valorização da memória do povo Xokleng por meio dos contos de alguns anciãos,   dos caciques das aldeias, suas lideranças e também de convidados. Um diálogo que busca fortalecer sua compreensão e suas ações na luta para faer valer de fato a garantia de direitos  constitucionalmente assegurados.

Uma caminhada para entendeeeer     suas demandas e fortalecer sua luta e seu papel ativo de sujeitos políticos no exercício de seus direitos.

Realização: Grupo Livre de Apoio aos Povos Indigenas em Santa Catarina

Fique por dentro:

O Povo Xokleng La Klãnõ pede socorro
http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=72873&id_pov=308

Socioambiental e os Xokleng
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xokleng

Anteprojeto de dissertação UFSC: Música, sociabilidade e cosmologia: uma etnografia Xoklenghttp://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:F2KtUl8LBvMJ:www.musa.ufsc.br/docs/kaio_projeto_dissertacao.pdf+%22xokleng%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjl7A8Id2K68OJOBNaKCcTqwdbieAAKQgbE4B8oDk8RBo-3Z9GsQ-QDo7W0kcikxeaPNBn8MglcuYTFTcgbwkDuBYAAgE9CutxqtI2A67hkPdOrEdZkiO3mRdvctJXF9WaJuik3&sig=AHIEtbSGYfVY7gGGQhysb8ZULA8lb0rhGw



Documentário produzido em dezembro de 2008, apresenta fotos, matérias jornalísticas, cartas e relatos históricos sobre o processo de extermínio da Nação Xokleng na Colonização do Vale do Itajaí - Direção Nassau de Souza e Produção Jozzy de Souza.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sarau Boca de Cena

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VAMOS CULTUAR A CULTURA!!!
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O projeto de extensão da UFSC Sarau Boca de Cena têm o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento da antologia poética Sarau Boca de Cena. O evento de lançamento da antologia ocorrerá dia 26 de novembro no Teatro da UFSC, com entrega gratuita do exemplar para os presentes no evento. O Sarau Boca de Cena de lançamento da antologia conta com as seguintes atrações:
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POESIA: Kellen Flôr, Julio Cesar Gentil
BANDA: Expedição, Desclassificados, 3 JAY, Frango 64, Libelos
TEATRO: Rossano Pio
ARTES PLÁSTICAS: Rogério Messias, Felipe Parucci, Allen Rosa, Renata Richter
MODA: Ovelha Negra
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Data: 26 de novembro
Hora: 19h.
Local: Teatro da UFSC
$ 3 meia
$6 inteira


Informações: http://www.saraubocadecena.com/

domingo, 22 de novembro de 2009

Manifesto das Crianças


Crianças do mundo inteiro, uni-vos!
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Nesse mundo de dor/sorriso a esperança de Leo são as crianças. Acredita, como Nietzsche, que é nelas que está a possibilidade de um novo tempo. Por isso, agora que voltou à universidade, a pedagogia que estuda e professa é a da libertação.Hay que escolarizar-se, pero sín perder la ternura jamás”, diz, parafraseando Che, com aquele seu risinho mineiro.
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Crítico da escola, busca no seu fazer cotidiano encontrar respostas para uma nova educação, que não formate, que não oprima, que não mate a criança interior. Por isso, inventou um (ante) manifesto, que está em construção. “Ele foi inspirado no Manifesto Comunista, de baixo pra cima. Eu entendo a importância que aquele manifesto teve naquele período histórico, mas penso que hoje devemos contemplar em nossos corações as indignações para o despertamento da Criança Interior, capaz de fazer a verdadeira revolução, talvez a única possível: a de nossos próprios corações, que se entenderão uns com os outros nas dimensões em que interagimos".
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Dividimos com todos essas idéias, para que comunguem e retornem. O manifesto não está pronto. Precisa de ti! Da tua criança... Então? Avante!!! “Esse 'manifestarmos' quem somos, apesar de tudo o que nos quer "apagar", é a fonte de inspiração desse Manifesto das Crianças: mãos em festa, em obra, escarafunchando a Terra, acariciando um rosto, enxugando uma lágrima, dando-se à outra mão/Criança para passear junto pelos campos. *
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Trecho:
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(...) Crianças, que seus corações estejam abertos para compartilhar a riqueza de idéias e ideais de cada um. Que o futuro seja construído a partir de seus sonhos de ventura. Repartam, de mãos cheias de alegria, os abraços e cuidados para com tudo e todos. Construam, assim, seu mundo novo. As flores e os frutos deste jardim são abundantes. Juntem suas mãos para colher mil buquês, façam suas cestas para depois irem repartir estas alegrias plantadas e descobertas. Repartam este jardim aos outros, chamem mais crianças para brincar, que estes campos são para todos. Unam-se.
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Deixem os bancos enfadonhos das escolas que transformam as crianças em peças de máquinas, e dispersem-se pelos canteiros em busca do que aprender com seus novos amigos. Ah, crianças, abram suas asas da imaginação para tocarem-se e repartirem o que têm aprendido. Subam às árvores, iniciem hoje este processo de compartilhamento destes sonhos.
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(...) Ah, crianças, que as manhãs de seus sonhos façam cair os véus das antigas e tristes noites de quando seus sonhos lhes foram retirados. Sejam corajosas, vivam seus ideais, despertem da sonolência que lhes foi imposta pelos contadores de uma história que lhes tirou a dignidade e os finais felizes. Em cinco pétalas e palavras: acordem, brinquem, vivam, realizem, sonhem.
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Sorriam ao compartilharem suas flores, sentem-se à grama e recriem seus brinquedos. Inspirem as outras crianças adormecidas a brincarem também. Quando elas ouvirem suas gargalhadas saberão que podem se juntar à brincadeira e realizarem as vontades de sua imaginação. Crianças, um mundo despedaçado em ruínas espera sua chegada para que novas formas de viver em alegria recrie a beleza para as futuras estações.

Um tempo de pás, de baldes, de regadores, enxadas, foices e martelos para que sejam derrubadas todas as cercas, muros e portões que as separavam de seus sonhos.

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Crianças do mundo inteiro, uni-vos!
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* Texto publicado na Revista Pobres & Nojentas impressa, 2005, na apresentação da Declaração de Amor aos Direitos das Crianças (1986), pelas Jornalistas Elaine Tavares e Míriam Santini de Abreu. Blog das Pobres & Nojentas: http://pobresenojentas.blogspot.com
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Primeira versão da Declaração de Amor aos Direitos das Crianças (1986), sempre em construção: http://www.ciadapaz.blogspot.com/
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Fotomontagem com bonecos Legos de: Descartes, Nietzsche, Marx, Engels, Lenin, Che Guevara, Gorky, Carles Chaplin, Francisco de Assis, Van Gogh, Einsten, Gandhi e Pelé.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Indústria intelectual e Educação como mercadoria




Até o burro enfiou sua cabeça ali debaixo da placa...

Já não precisamos sair de casa para receber em cheio a enxurrada de "comerciais" vendendo a melhor escola, com o melhor método, as melhores instalações e as melhores teorias da educação que legitimam aquilo que Ivan Illich chamaria de Mito da Escolaridade. Eu penso, e quase desisto de acreditar que há saidas para essa realidade e, que tudo tem muito a ver com a tal de indústria cultural retroalimentando uma indústria intelectual, que alimenta essa ideia de educação como mercadoria. É a mensagem desse tempo contemporâneo invadindo o lar doce lar... Isso vale um, mil artigos...

Mas, saindo de casa à caminho da universidade, dá para perceber que a tal indústria compete acirradamente neste mercado da educação por um cliente abonado, pois a mercadoria custa caro. E, reclamações, devem ser encaminhadas a um tal de sindicato das escolas privadas. Não acredita? Então procure o outdoor dessa empresa, digo, associação, que diz assim: "escola particular: qualidade que você pode crobrar".

Das duas uma: você paga caro pela educação em escola privada e, assim reclama se o produto oferecido não tem a qualidade prometida. O que pode também estar por detrás disso é que no ensino público, em não tendo qualidade, você não pode reclamar.

E, a quem reclamar? Aos políticos em que votamos e legitimamos para nos representar nas esferas públicas?

E, então não "pagamos" pelo ensino público quando ao pov é que cabe a maior parte de pagamento de impostos devidos e indevidos?



Bom... vejam e reparem nos outdoors. Que outras mensagens estão pode detrás de tudo isso? Quais teorias na educação, ou quais pontos de vista (epistemo-onto-escatológicos)  percebemos em cada uma dessas mensagens? Porque está aberta a temporada de caça ao cliente-estudante. E, assim vive o Mito da Escolaridade e nós como consumidores...

III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO
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O jornalista escolar Leorry Reportter participou das celebrações dos 10 anos do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, dia 16 de novembro de 2009, com a presença de estudantes do Curso de Pedagogia do CED/UFSC, do PPGE/UFSC, crianças do NDI/UFSC e, claro, com a presença bruxólica do Mestre Franklin Cascaes. Quem não esteve lá pode conferir as fotos clicando em
http://www.channel4kidsnews.blogspot.com/

Foto: Leorry Reportter com Peninha e Profa. Telma Piacentini, criadores do Museu do Brinquedo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Convite: Seminário

O Grupo de Pesquisa em Filosofia
da Educação e Arte
GRAFIA
convida para o
Seminário*:


O CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA
EM KANT, NIETZSCHE E ADORNO

LOCAL: sala 618 (CED)
DATA: 01/12/2009
HORÁRIO: 17h


*Apresentação dos estudos realizados pelos mestrandos da disciplina Seminário de Dissertação I, da linha Filosofia da Educação durante o semestre 2009.02

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Museu do Brinquedo celebra 10 anos


III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO
- O INVISÍVEL ACONTECE -
16 DE NOVEMBRO DE 2009
Auditório do CED/UFSC
14 às 18 horas
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O Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina
celebra seus 10 anos
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O Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina foi idealizado pela Profa. Dra. Telma Anita Piacentini, em setembro de 1999, como um Projeto de Extensão Universitária. “O principal mobilizador da criação do Museu do Brinquedo foi o Franklin Cascaes, com a sua coleção de brincadeiras infantis”. Atualmente, abriga um acervo constituído por 144 peças oriundas das mais diversas regiões (Itália, México, China, Canadá, Nova York, Peru, Indonésia, França, Guatemala, Bolívia, Porto Rico, Nicarágua e Brasil): brinquedos de madeira, cerâmica, porcelana, tecido e outros. Há bonecas(os), marionetes, piões, ioiôs, bilboquês, petecas e carrinhos – objetos catalogados e, em grande parte, expostos na Biblioteca Universitária. As peças que não estão em exposição ficam guardadas na reserva técnica do Museu Universitário.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Currículo das escolas: tiro ao alvo!


Na teia da indignação crescente esta notícia vale uma profunda reflexão

Mais uma das tarefas, atribuições, competências, trabalhos ou seja lá o que for, a que professores serão aubmetidos pelos nobres políticos indiretamente eleitos pelo povo, primeiramente no Rio de Janeiro e, depois pelo Brasil afora, certamente. Prova do quanto também somos coniventes e cúmplices da bandidagem de ambos os lados - políticos corruptos e traficantes - ao longo dos anos. Confiram os quase 800 comentários de internautas se manifestando sobre essa nobre iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio. Não foi a primeira vez que isso aconteceu nessa região e, decerto não será a última. Sugestão de conteúdo para o Currículo das escolas doravante: tiro ao alvo!

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Escolas municipais do Rio terão programa de proteção contra tiroteios

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio
Atualizado às 20h57

A Secretaria Municipal de Educação do Rio afirmou no final da tarde desta quarta-feira que está estudando uma forma de implantar um plano de emergência para treinar professores e funcionários das 1.064 escolas da cidade contra situações de alta tensão, como tiroteios entre criminosos e policiais. O órgão, porém, não informou um prazo para a execução do projeto. De acordo com a secretaria, o objetivo do plano é levar mais segurança às escolas do município. Além de tiroteios, acidentes graves, incêndios e até mesmo balas perdidas estão incluídos na lista de situações de emergência do projeto. "A ideia é preparar esses funcionários para terem uma atuação apaziguadora, deixando as crianças mais calmas e seguras em possíveis situações de pânico", afirmou a secretaria, em nota. Ainda segundo a secretaria, atualmente há pelo menos 200 escolas municipais localizadas em áreas de risco, em regiões de comunidades. As localizações dessas unidades não foram divulgadas.

Violência frequente

Na terça-feira (3), cerca de 13 ,il alunos
de escolas e creches públicas foram prejudicados nesta terça-feira por causa de uma série de confrontos entre criminosos de facções rivais e policiais militares na Vila Kennedy, zona oeste do Rio.

No último dia 20, dois homens armados invadiram o pátio da escola Professora Maria de Cerqueira e Silva, em Manguinhos, zona norte do Rio, durante uma tentativa de fuga, por volta das 11h30. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os homens passaram pelo local, mas não permaneceram na escola nem invadiram nenhuma das dependências internas da unidade.

No último dia 17, confrontos entre traficantes de favelas na zona norte do Rio resultaram na queda de um helicóptero da Polícia Militar e deram início a uma onda de violência que deixou pelo menos 42 pessoas mortas.

No centro do confronto estava a disputa pelos pontos de venda de drogas entre traficantes do morro São João --controlado pelo Comando Vermelho-- e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).





Nota do "postador": Sua Excelência o Governador Sérgio Cabral (PMDB) é Jornalista de formação, filho do co-fundador do famoso "O Pasquim" (semanário/hebdomadário entre 1969 e 1991, de oposição ao regime militar) . Ex Senador da República, foi eleito em 2006 para o cargo de Governador com o apoio dos Excelentíssimos Garotinho e Rosinha. Segundo a língua do povo, passa grande parte de seu tempo viajando e fora da cidade. O videomaker se refere à uma de suas férias na França. Governador fino é outra coisa...

Foto: http://forum.brasilescola.com